segunda-feira, 11 de abril de 2011

Palácio do Alto: direito de resposta

Queridas leitoras, recebi hoje um email - muito educado, por sinal - com um pedido especial. Em um dos primeiros posts do blog, mencionei a casa de festas Palácio do Alto, pois era uma das mais cotadas para realizar o meu casamento. Registrei aqui minha impressão pessoal (e de minha mãe e do noivo também), como vocês podem ver aqui. Minha primeira visita à casa se deu em dezembro e, ante meus questionamentos acerca de sua manutenção, foi-me informado que a casa estava em reforma naquele mês, justamente porque suas dimensões exigem todo um cuidado especial, o que é absolutamente verdade.

Cerca de um mês depois, retornei com o noivo para ver se algo havia mudado, mas tudo estava como antes (o que está explicado no email reproduzido a seguir). Dadas estas circunstâncias, ficamos inseguros de fechar com esta casa, apesar de ela ser realmente esplêndida. Na época, havia pesquisado no google o histórico da casa e vi que poucas pessoas a conheciam, mas a seu favor contava o fato de o casamento da Vanessa, sócia da Sweet Beginnings Assessoria de Casamentos, ter se realizado lá, o que, sem dúvida, era uma boa referência. Mas, ainda assim, preferimos fechar com o Sítio Meio do Mato, pois já havíamos ido a um casamento lá em que tudo transcorreu na mais perfeita ordem, e isto me deixaria mais segura.

Gostaria de esclarecer que o comentário postado trata-se de uma opinião pessoal, oriunda de uma noiva de primeira viagem que está, naturalmente, insegura em todos os preparativos. Não deixem de visitar o Palácio do Alto, pois a visita vale muito, nem que seja apenas para conhecer toda a beleza dessa verdadeira obra de arte! Inclusive tenho conhecimento, hoje, por meio do grupo de noivas do yahoo, de diversas noivas que fecharam com a casa e até o momento não têm do que reclamar. Por isso, peço desculpas ao Arthur e sua equipe por eventuais transtornos causados e reproduzo, na íntegra, o email que me foi enviado, para que não paire mais nenhuma dúvida sobre o assunto.

"Prezada Tatiana Wolff, boa noite!

Meu nome é Arthur Perez, sou sócio-diretor da empresa Mitra Artes & Empreendimentos e sócio do espaço Palácio do Alto, no Alto da Boa Vista (casa de festas).
 
Não sei se você se lembra, mas tive a oportunidade de recebê-la no Palácio do Alto apenas uma vez para você conhecer o nosso espaço. Lembro-me bem de sua visita e de suas perguntas sobre os lustres. Tenha a certeza de que o olhar cuidadoso e cioso de nossas cllientes e possíveis clientes são sempre importantes para a natureza do meu negócio.

Na época você questionou sobre a manutenção da casa e eu avisei que estávamos fechados para manutenção nos meses de janeiro e fevereiro. Tivemos esse cuidado com todos os que nos visitaram durante esse período. E que tínhamos planos específicos de manutenção e reformas de determinados espaços do Palácio. E todas foram realizadas a contento durante esses dois meses. Diferentemente de outras casas no Alto, vale lembrar que a casa tem 8.700 m2, está inserida num contexto de floresta tropical e sempre com muitas folhas por conta de suas centenárias árvores e umidade o que demanda recurso e também todos os cuidados para os eventos.

Preciso frisar que a casa sempre esteve limpa e cuidadosamente preparada para todos os eventos que tivemos em 2010. Alíás, muitos para um período de menos de um ano de administração.

Você nos visitou e não retornou nem nos deu nenhum "feedback" de seu olhar criterioso. Decorridos mais de três meses, um fato nos surpreendeu.

Uma potencial cliente me avisou que em seu blog há um comentário muito negativo ("tanto abandonada" e "não existir mais") sobre o espaço do Palácio. E ela me pediu explicações sobre o seu conteúdo. Prontamente as forneci, além de que ela já visitou a casa e não entendeu o comentário no blog, que reproduzo abaixo:

"O Palácio do Alto é uma casa maravilhosa e mega gigante, toda com paredes de vidro, para deixar a natureza entrar, e chão de granito, para refletir as árvores centenárias que têm por ali. É realmente grandioso e até mesmo inacreditável, mas estive lá duas vezes, com um intervalo de quase um mês, e me pareceu um tanto abandonada, precisando de vários reparos... O noivo, engenheiro, adorou o lugar e todos os detalhes da construção, mas ficamos com medo de não estar conservado no dia ou até mesmo de não existir mais! Enfim, cortado também." (grifo meu)
 
Tenho a plena convicção de que decisões são de foro íntimo e baseadas em percepções subjetivas, dados e informações.

Tenho recebido toda sorte de pessoas no Palácio e pedidos: algumas ficam, outras vão. Mas temos a certeza de que sempre estamos oferecendo nosso melhor serviço. Hoje orgulhosamente tenho a agenda de 2011 quase cheia e bastante procurada a de 2012 e 2013. O Palácio do Alto está muito bem cotado e ampliando suas instalações ainda mais. Em breve teremos nosso capacidade dobrada, ou seja, teremos capacidade para atender até 1.200 pessoas num único evento.
 
Em virtude de minha sincera exposição, gostaria de fazer um pedido especial. Solicito que você altere de forma cuidadosa o seu comentário em seu blog da internet. Ele está muito bem montado e é um recurso importante para você contar a sua história pessoal para todos os seus amigos. Não pediria que você se privasse dessa forma importante de se comunicar e falar de tudo o que é e será relativo e importante para o seu casamento.

Mas minha solicitação é em virtude do mal-estar e dos possíveis prejuízos que o mesmo venha a causar para os meus negócios. Como advogada, você sabe que a internet é um espaço poderoso, rápido, volátil e formador também de opinião, sem limite previsível de possíveis compradores e usuários de toda a sorte de serviços.

Sinceramente espero ter sido compreendido e desejo que todo o seu evento seja muito bem realizado e harmonioso e cuidadosamente preparado. Sempre espero ver alegria no rosto de qualquer pessoa e em qualquer evento de festa. Desejo isso do fundo do meu coração a vocês.

Fico à sua disposição para me contatar se for necessário e também agradeço antecipadamente pela atenção dispensada,

Atenciosamente, ao seu dispor,

Arthur Perez
Mitra Artes & Empreendimentos
Palácio do Alto"

11 comentários:

Bia Amaral disse...

nossa, que homem mais educado! gostei da forma que ele abordou o assunto, prova ainda mais o quão profissional os responsáveis pela casa são.

noivas sem casa de festas, visitem o Palácio do Alto!

é, Tati, devemos tomar mais cuidado com o que escrevemos... ;)

beijos!

Tatiana K Wolff disse...

Sim, também gostei muito!
Bjs

Biessa disse...

Pelo menos foi bastante educado! Mas é assim mesmo, nós temos direito a opinião. Sempre educadamente temos de ter direito a falar o que pensamos... E é bom pra ele pq se vc ficou insegura, mais poderiam ficar! Bj

casamento no jardim disse...

nossa, achei super legal o e-mail dele!
acho que a casa até subiu no meu conceito! rs....
beijos

Tatiana K Wolff disse...

No meu também, Fê!
Bjs

Juju e Beto disse...

Ótima sua iniciativa de postar a carta resposta aqui no blog.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ingrid Vieira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.