terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Burocracia

Muitas já devem estar cansadas de ler por aí os documentos necessários à habilitação para o casamento civil, mas eu mesma acabei de descobrir um detalhe que nunca tinha observado. Além do mais, nunca é demais repetir, mesmo porque tenho visto no grupo do yahoo que as exigências mudam um pouco de um cartório para o outro, então procurem sempre ver com antecedência o que é preciso no cartório em que vocês casarão. Mas atenção! O processo tem que correr no cartório do domicílio de um dos noivos!

Fui ver qual o procedimento no cartório do Downtown e lá eles pedem o seguinte, no caso de noivos solteiros e brasileiros:

- certidão de nascimento (original)
- identidade e CPF (cópia autenticada)
- comprovante de residência (cópia autenticada - em nome dos noivos ou de seus pais, quando em nome de terceiros fazer uma declaração)
- identidade e CPF de duas testemunhas (cópia autenticada)

Parece que alguns cartórios andam exigindo uma 2ª via da certidão de nascimento, como se tivesse validade e não pudesse ser antiga. Isso, a meu ver, é ilegal, mas é melhor procurar outro cartório e evitar estresse, não é mesmo!?

Os noivos devem comparecer pessoalmente, mas as testemunhas não precisam ir! O que acontece é que muitas vezes os noivos dão entrada, autenticam os documentos e reconhecem firma no mesmo dia e local, então carregam as testemunhas junto pra já resolver de uma vez só. Mas é possível pegar o requerimento com antecedência, levar para as testemunhas assinarem, reconhecer a firma delas e tirar xerox autenticada dos documentos e aí ir só com o noivo no dia em que forem dar entrada! 

Ah, detalhe importante, as testemunhas não podem ser pai e mãe dos noivos!

Nesse cartório do Downtown, o atendimento é de 2ª a 6ª, de 09h às 16h, mas isso depende do cartório.

Dei uma olhada no cartório da Tijuca também, tem tudo explicadinho no site. Mas o do Downtown parece mais tranquilo, então daremos entrada lá!

9 comentários:

Rebeca disse...

Engraçado, pois, no cartório em que eu casei, disseram que pais dos noivos poderiam ser testemunhas e meu pais foram! :p

Marcela Pontes disse...

Tati, os pais podem ser testemunhas sim!
Dei entrada no Downtown tb!
Bjsss

Jessica Stremel disse...

Uh... cartoria muda mesmo...
No cartorio que vou dar entrada só preciso da certidão de nascimento, rg meu, noivo e testemunhas...
E podem ser pais...
Bjus

Anônimo disse...

No meu foi super tranquilo, levei os documentos e os irmãos de testemunhas, rapidinho marcou!
Bjo

Helen disse...

DETESTO BUROCRACIA!!! Nem me lembre dessa fase... Raiva total da burocracia brasileira...e olha que o cartório do Downtown é um dos melhores (leia-se: mais eficientes) que tem no Rio.
Mas enfim, que bom que já conseguiram resolver essa parte...está chegando, né? Vc ainda está em Rondônia? (ou era Roraima? não me lembro mais...) Já se adaptou? Como anda o wedding planning a distância? Espero que esteja tudo fluindo com tranquilidade :)
Beijinhos!

Paula disse...

Oi Tati!

Eu tb dei entrada no Downtown. Mas fui lá semana passada e foi super tranquilo. Tb peguei a papelada com antecedencia para as testemunhas assinarem e voilá, tudo feito. Agora tenho que esperar o processo ficar pronto para tranferir para a minha Juiza de paz. Mas é um saco mesmo essa parte de papelada...

disse...

É muita burocracia mesmo, mas aqui em SP eles pedem os documentos normais pra se dar entrada e as testemunhas têm que ir no dia de dar entrada e uma das duas testemunhas foi minha mãe, não teve problema não!
Bjks e boa sorte com tudo!

MARIANA disse...

ALGUEM PODE ME PASSAR O TELEFOME DESSE CARTORIO ? QUERO SABER SE AINDA FAZEM CASAMENTO E VALOR!!

Anônimo disse...

Olá,
Também gostaria de saber o valor.